quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pan Cake com Doce de Leite e Nozes

A ideia deste bolo / pilha de crepes já andava a pairar na minha imaginação há um tempo. De uma altura qualquer em que fiz crepes e os fui empilhando para mais tarde rechear para um sobremesa... lembro-me de ter pensado como ficavam bonitos, com as suas beiradas encaracoladas e louras e como podia ser uma alternativa interessante para serem apresentados à mesa. Tempos mais tarde, vi num blog (não me lembro qual) uma ideia semelhante com um recheio de chocolate, o que veio confirmar a bondade da minha ideia inicial! Este fim de semana, passei à acção e, com Doce de Leite Argentino e umas nozes, fiz a festa!




Porque é feito na frigideira, resolvi chamar-lhe Pan Cake e, embora tenha utilizado Doce de Leite, julgo que ficará delicioso com Ganache de Chocolate ou com uma compota de frutos silvestres.






Ingredientes:
(para os crepes)
100 g de manteiga
1 ovo
125 g de farinha
300 ml de leite

(para o recheio)
1 frasco de Doce de Leite (200 ml)
150 g de nozes picadas

Derreter a manteiga e deixar arrefecer um pouco. No copo liquidificador ou no jarro da varinha mágica (mixer), colocar o ovo, a farinha, a manteiga derretida e o leite. Bater até obter uma massa homogénea. Esta massa fica relativamente líquida. Numa frigideira média (tenha em conta o diâmetro que quer dar ao seu "bolo"), preparar os crepes, colocando um pouco de massa no centro e espalhando de forma a cobrir todo o fundo da frigideira, o que deve fazer, inclinando a frigideira para um lado e para o outro. Deixar cozer e quando já estiver loura no fundo e as laterais a descolar, virar o crepe, com uma espátula ou, se já tiver prática, fazendo-o saltar e apanhando com a frigideira já virado do outro lado. Colocar o crepe sobre o prato onde vai ser servido o bolo e barrar com o doce de leite, cobrindo com um pouco de nozes picadas. Repetir este processo até terminar a massa. Cobrir o último crepe com uma porção bem generosa de doce de leite de de nozes. Pode ser servido imediatamente, ainda morno. Se guardar no frigorífico, pode re-aquecer  (por 1 ou 2 segundos) no microondas.




Para fazer este efeito de bolo, sugiro que os crepes não sejam tão finos como é habitual. Mais do que um bolo para ser comido ao longo dos próximos dias, trata-se de uma sobremesa rica e deliciosa para servir no final de uma refeição com amigos.

Espero que gostem!

Créditos: Esta boleira é uma graça. Foi-nos cedida pela La Faenza!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. Hummm que delicioso, adoro crepes.....muito boa sugestão de sobrepor e como os olhos comem primeiro, fiquei de olho neste pan cake
    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tila!
      O belo efeito visual, faz dele uma sobremesa muito agradável para oferecer a amigos no final de um jantar.
      Bjnhos

      Excluir
  2. também vi esta deliciosa sugestão e fiquei cheia de vontade de experimentar mas até hoje ainda não a fiz! com doce de leite e nozes hmmm já me estou a babar :) ficou um autêntico bolo :) adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Lembras-te onde viste? Por mais que tentasse não me consegui lembrar nem encontrar. Mas fica muito bonito e com este doce ficou muito agradável.
      Bjnhos

      Excluir
  3. Quero dar-lhe os meus parabéns pelo seu blog. Já me fiz seguidora e adorei tudo o que vi por aqui.
    Eu adoro crepes e esta sugestão está divinal. Que maravilha.
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sophia pelo teu comentário tão simpático. Fico muito feliz que te tenhas tornado seguidora. És sempre bem vinda.
      Bjnhos

      Excluir
  4. Ainda não consegui fechar a boca :)
    Estou embevecida pela guloseima que nos apresentas.
    Sem dúvida uma forma bem original de servir uma sobremesa. Adorei com o doce de leite. Imagino que também fique maravilhoso com chocolate e frutos vermelhos. As fotos estão lindas!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja!
      Esta é uma verdadeira bomba calórica, mas é uma delícia a combinação do doce de leite com as nozes.
      Obrigada pelo teu comentário sempre tão encorajador.
      Bjnhos

      Excluir
  5. Querida! O que é isso, fiquei me deliciando com os olhos, adorei!!!

    Beijocas
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que maneira tão deliciosa de comer crepes. Adorei.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Gosto da ideia de acumular os crepes ou pancakes para formar um bolo! Sou doida por crepes; está com um aspeto delicioso!

    ResponderExcluir
  8. Bem, caí para o lado com este pancake!!! Está lindissimo, mas o que me faz suspirar ainda mais é o doce de leite no meio, e a cobertura de noz!! Está perfeito para mim, não lhe mudava nadinha :)

    ResponderExcluir
  9. Olá manuela!
    Conheci hoje o seu blog. Gosto sempre de conhecer de alguma forma quem pega na colher de pau... e fiquei com uma pontinha de inveja. Estive três vezes nesse pais e me apaixonei. Um futuro repleto de muitos sabores nessa terra maravilhosa e tudo de bom para si. Agora vamos ao que me trouxe a este comentário. O doce de leite referido na receita é leite condensado cozido? Será que me pode esclarecer?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa!
      Viver no Brasil tem muitas coisas boas, mas também sinto saudades de Portugal, que é um país lindo.
      Quanto ao Doce de Leite, trata-se do doce argentino que aqui é fácil de encontrar. Não sei exactamente como é feito, mas o sabor é semelhante ao dos bons caramelos de nata e dos toffees. Penso que poderá ser substituído por leite condensado cozido, pois a consistência é semelhante e o sabor também, embora talvez um pouco menos doce!
      Bjnhos

      Excluir
  10. Adorei esta receita!
    Está tudo com um aspecto fantástico!!!
    Fiquei com água na boca... Vou ter que experimentar!

    ResponderExcluir
  11. Que delicia! Ainda por cima com doce de leite!!!! O aspecto é mesmo guloso :)

    ResponderExcluir