sábado, 18 de fevereiro de 2012

Menú da Semana #2

No planeamento de um menú semanal convém ter em conta os alimentos disponíveis na despensa e no frigorífico (geladeira), de forma a evitar desperdícios. Por outro lado, tem a vantagem de nos ajudar a fazer compras mais racionais, ponderando quantidades e não sucumbindo ao apelo consumista que muitos locais de venda estimulam.



Se me perguntarem se, a meio da semana anterior, já tenho tudo escrito num caderninho ou organizado numa folha de Excel, tenho de confessar que não (não sou tão organizada!), mas tenho uma ideia bastante concreta do que vou fazer ao longo da semana. Fui adquirindo a sensibilidade para perceber de que alturas podem surgir restos que serão aproveitados, mais tarde noutra receita, que quantidade de fruta é necessária para sumos, sobremesas e para comer fresca, etc



Mesmo a menos experientes, se ficarem atentas, vão ver que há bons truques para nunca serem apanhadas desprevenidas face a uma visita inesperada ou para pouparem consideravelmente no supermercado ao mesmo tempo que aumentam a qualidade das vossas refeições.

Segunda-feira - Risotto de Espargos Verdes

Terça-feira - Salmão Assado no Forno com Endro e Limão

Quarta-feira - Lasanha de Carne e Legumes

Quinta-feira - Bacalhau à Brás

Sexta-feira - Risotto de Frango com Manga e Cajú

Sábado -   Bolachas de Gengibre, Canela e Laranja

                   Sopa de Tomate

                   Gnocchi Gigantes Recheados

                   Lasanha de Salmão com Azeitonas

                  Sobremesa de Morango, Suspiros e Iogurte Grego

Domingo - Sopa de Cação

                   Migas à Alentejana com Entrecosto

                   Crepes com Molho de Laranja


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Já faço o menu semanal há uns meses, e notei uma poupança significativa nas compras. É verdade que nada se estraga desta forma, com a vantagem de ser menos stressante a pensar todos os dias o que vamos fazer :)...
    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xana!
      Dá-nos mais tranquilidade e impede que fiquem tantas coisas esquecidas no frigorífico. No meu caso, que tenho duas refeições diárias para pensar, se não tenho um mínimo de antecipação torna-se complicado. Aqui acresce não termos a variedade que há na Europa em termos de carne e peixe, o que acaba por exigir mais imaginação!
      Boa semana!
      Bjnhos

      Excluir