domingo, 5 de fevereiro de 2012

Iogurte Natural

Lembro-me de, nos anos 70 e 80, a minha mãe fazer com regularidade iogurtes em casa. Eram bons, comia-os só com um pouco de açúcar, com fruta fresca ou cozida.

Houve também uma fase do Kéfir, que se fazia com uma "flor do iogurte" que mais parecia uma alga branca e crescia descontroladamente. O kéfir, para além de delicioso, fazia uma máscara facial óptima que deixava a pel sedosa e branca.




Este fim de semana chegou o dia de, finalmente, fazer os iogurtes caseiros. Com a iogurteira vintage que trouxe de Portugal (reparem nas lindas tampas laranja, tão ao gosto dos anos 70!!), e munida de não sei quantas receitas que retirei da net, lá fiz os iogurtes. Simplesmente naturais, desta feita, que não me quis aventurar muito logo na primeira vez.

Ingredientes:
1 l de leite gordo
1 iogurte natural
2 colheres de sopa de leite em pó

Lavar e ferver os frascos e depois secar bem. Aquecer o leite a cerca de 50º. Misturar o leite em pó com o iogurte e juntar o leite morno progressivamente a esta mistura, mexendo bem. Deitar esta mistura nos frascos. Tapar e colocar na iogurteira que se deixa ligada durante as oito horas seguintes. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico.




Hoje de manhã já estavam frescos e comemos os dois primeiros frascos. Comi o meu com um pouco de açúcar demerara e o meu filho comeu o dele com mel. Mesmo bons!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário